Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

boutiquedeideias

boutiquedeideias

Qua | 28.08.13

Búzios/RJ: Um arquipélago cercado de argentinos por todos os lados!

boutiquedeideias


Embora tenha sido a segunda fez que visitei Búzios, vi coisas dessa vez quenão vi quando estive lá dez anos antes.

Bem, que Búzios está cercada de argentinos por todos os lados nempreciso dizer, né? Argentino em Búzios parece mosquito, está em todo e qualquerlugar azucrinando; inacreditável! Eu quase ficava chocada quando via algumbrasileiro turistando pela rua das Pedras (tanto que até me lembrou dos tempos na Alemanha e nasraras ocasiões onde encontrava um conterrâneo por lá). Outra assimilação estúpidaque fiz (tendo em vista essa força argentina em terra brasileira) foi quando osportugueses chegaram aqui pela primeira vez e colonizaram o país. Bem, tal qualos lusitanos e sua história com os índios, parece que os argentinos chegaram emBúzios com suas moedas para assumirem o local na posição de reis etransformaram a porra toda em uma monarquia de empanadas y papas, escravizando empregando brasileiros (claroque é uma comparação absurda, mas que parece, parece...). Brasileiro em Búziosnão faz turismo, o burrão trabalha; só! E pior, trabalha para argentino! (Nãooooooooo!!!!!!!)!

Ao contrário de Florianópolis, onde os argentinos são puramente turistas,em Búzios eles são empresários, donos de restaurantes, pousadas, hotéis...Empregadores! Los Hermanos viram nesse local uma oportunidade de investir dinheiroe ficar milionário, uma chance aparentemente não detectada pelos brasileiroscom grana. Alguém pode até me dizer que por causa dos hermanos, Búzios ecercania hoje é turística e blábláblá que ainda assim terei dúvidas, ressalvase reticências. Brigitte Bardot descobriu Búzios décadas atrás e começou a baterponto por lá, encantada com a beleza e encantos dessa incrível natureza quandoela ainda não era monarquizada por argentinos conhecida.

 Voltando...
Quando percebi que apousada que havíamos nos hospedado era de argentinos, inconscientemente aprimeira coisa que pensei foi:
“”Fodeu! Não vou ter pão de queijo!”

Bem, eu tive que implorar por pão de queijo até que no terceiro diaconsegui. Não sei o que argentino tem contra nosso saboroso pãozinho, deve seralgum tipo de preconceito mineiro, vai saber?! Ficar sem pão de queijo não seriatão estressante quanto escutar o casal de argentinos (donos da pousada) falandoem castelhano o tempo inteiro, começando no café da manhã. Primeiro, tudo bemque o casal é dono da pousada, mas ficar lá pentelhando hóspede com perguntasirrelevantes, do tipo: “Dormiram bem?” “Estão aproveitando?” “Vão à praia hoje?”Não fode! Tenho certeza que ambos têm tanto interesse em saber dessas babaquicesquantos nós em respondê-las. Não foram apenas as perguntas e os argentinos queesgotaram as forças de Jedi em sua luz de esplendor, mas todo o idioma castelhano em si. Ah, porra,eles estão no Brasil, fizeram um negócio aqui, têm funcionários... mas até paraagradecer, os maleeditos falam “gracias”! É preguiça de aprender português, faltade vontade ou apenas burrice e inaptidão mesmo? 
Não entendo, não entendo, nãoentendo... 
E para quem acha que é simples odiosidade de minha parte, completocontando que a maioria dos funcionáriosdesses estabelecimentos argentinos (voltados ao turismo e montados AQUI) são tambémARGENTINOS que NÃO falam português. Argentino gosta de empregar argentino para falar a mesma língua sem moderação. Parece que a obrigação de falar castelhanoé do brasileiro que chega para fazer turismo no empreendimento argentino operante no BRASIL. E o brasileiro trouxa que SE CAGUE se não entender ou falar espanhol! Eu não apenas me neguei em falar castelhano como também forcei meu acento filhada putíssimo do sul para que los Hermanos tivessem ao menos um pouco detrabalho e percebessem que em terras de índio TUPI se aprende o GUARANI local! 
E paraprovar que sou uma educadora maldosa, depois de quase fazê-los parirem um filhopelo esfíncter forçando-os a falarem portunhal português, fazia questãode dizer várias vezes:

“hein?” “hãn?” “Não entendo!” “Como?”

No mínimo, enquanto de um lado eu me divertia, do outro certamenteeles pensavam que eu não passava de uma boluda hóspede burrona, incapaz de meesforçar para falar o idioma deles... Meu lema é perder o amigo, NUNCA a piada!

***

Mas como nem tudo aqui é crítica e escolhambação, deixo uma dica paraquem for a Búzios: Para comer, não deixem de ir ao Restaurantedo David no Centro de Búzios, especializado em frutos do mar, com mais de 40 anosna praça. O ambiente é simples, mas eles cozinham MUITOOOOO! Para suco natural ou aquele mega lanche com a melhor qualidade do mundo(quase sem exageros), a lanchonete SUKÃOque fica na Praia dos Ossos é sem dúvida a melhor pedida!

Quanto às praias, todas que visitei pareceram lindonas, mas a Azeda e a Azedinhasão ainda mais impressionantes com suas águas verdinhas cristalinas...

E o mais imperdível mesmo é o passeio de barco que sai de Arraial doCabo. Ademais de ver a Gruta Azul e tantas outras praias da região, você ainda pode nadarcom tartarugas. O almoço tem que ser obrigatoriamente no Restaurante flutuante (barco que sai da praia dos Anjos),porque ademais da vista ser fantástica e o ambiente surreal (perdido no meio do mar),centenas de peixes e tartarugas ficam lá esperando que os turistas joguem um pãozinho.Simplesmente DEMAIS! 




  
E agora, para terminar com água na boca: 













PS1: O que desanima no turismo nacional são os preços exorbitantes. Por isso queao comparar valores de viagens nacionais e internacionais, o brasileiro prefereconhecer o exterior... Agora eu entendo; se vamos pagar preços internacionaisem solo nacional melhor pagar isso estando DE VERDADE fora, não?

Alivia aí Gastão Vieira, powww!

PS2: Como ando meio sem vontade tempo para responder comentários e visitar amigos de outros blog,  desativei temporariamente os comentários do Boutique, ok? Desculpem a falta de educação!

Hasta luego, boludos!!!!!!!!!!!!!!!